Informe n. 1 – I ENCONTRO NACIONAL DE REDES DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DO SUS

I ENCONTRO NACIONAL DE REDES DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DO SUS

Informe n. 1 outubro de 2013

Nos dias 4, 5 e 6 de dezembro de 2013 será realizado em Pinhais (região metropolitana de Curitiba/PR) o I Encontro Nacional de Redes de Atenção Psicossocial do SUS, promovido pela Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Departamento de Atenção Especializada e Temática/Secretaria de Atenção à Saúde/Ministério da Saúde, com a colaboração da Coordenação Municipal de Saúde Mental da SMS de Curitiba, e o apoio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, da Prefeitura de Curitiba e da Secretaria de Saúde do Paraná.

2.         Na atualidade da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do SUS, diversas temáticas e novos desafios exigem a troca de experiências, o aprofundamento da discussão e a elaboração coletiva de proposições sobre o trabalho em rede. Nesse contexto apontamos como aspectos relevantes: os novos dispositivos de saúde; a ampliação do acesso; a garantia da qualidade do cuidado substitutivo e territorial no conjunto dos pontos de atenção da rede; a questão do crack; o debate das internações compulsórias; a desinstitucionalização; o protagonismo de usuários e familiares; e a afirmação e construção de direitos. Há, ainda, a urgência de discutir-se o financiamento em saúde, a carreira no Sistema Único de Saúde, além do importantíssimo debate sobre a sustentabilidade do sistema que permeia a rede de saúde mental pautada na reforma psiquiátrica.

3.         Esta é uma oportunidade única e consideramos fundamental partir de um movimento descentralizado e participativo para que este debate ganhe corpo. Este processo convida e demanda o protagonismo e a articulação de trabalhadores, usuários, familiares, gestores, docentes, pesquisadores, participantes dos movimentos sociais, da luta antimanicomial em particular, das instâncias do controle social do SUS, dos atores das políticas públicas intra e intersetoriais. A própria Rede de Atenção Psicossocial pode propiciar dispositivos promotores e articuladores deste debate. O tempo é exíguo para a complexidade da tarefa, mas, certamente, temos hoje uma ampla rede nos territórios que nos permite dar institucionalidade ao processo necessário à organização do I Encontro da RAPS.

4.         O Ministério da Saúde financiará a infraestrutura do I Encontro e o almoço para todos os participantes. A Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba garantirá o transporte diário do centro da cidade até o local do evento, assim como do aeroporto para os locais de hospedagem, para todos os participantes.

5.         Para um encontro que reúna o conjunto de atores supracitados estima-se um número significativo de participantes.  É fundamental que estados, municípios e outras instituições possam apoiar este processo viabilizando a ida à Pinhais/PR.

6.         Convidamos todos a participar da organização e mobilização para o I Encontro Nacional de Redes de Atenção Psicossocial do SUS. Sua presença é fundamental.

7.         Estão abertas as pré-inscrições pelo FORMSUS, inicialmente para usuários, familiares, trabalhadores, gestores, docentes e pesquisadores da RAPS, atores dos movimentos sociais, e das políticas públicas intra e intersetoriais.

8.         Faça sua Pré Inscrição – Clique Aqui

9.         Maiores informações: encontroraps@saude.gov.br.

Atenciosamente,

P/ Comissão Organizadora do I Encontro Nacional da RAPS

             ROBERTO TYKANORI KINOSHITA

Coordenador – Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas

DAET/SAS/MS

2 thoughts on “Informe n. 1 – I ENCONTRO NACIONAL DE REDES DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DO SUS

  1. Olá! Resido no MA, fiz minha pré-inscrição e já desejo antecipar a compra das minhas passagens, bem como reservar o hotel, porém necessito saber quando estarão abertas as inscrições. Também mais informações a respeito do evento.

  2. se tiver facebook tem um grupo do I Encontro Nacional da RAPS e lá tem indicação de hotéis etc

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>