As Feiras de Economia Solidária e Saúde promovidas pela Rede e seus parceiros têm o objetivo de fomentar os projetos de inclusão social pelo trabalho através de diversas atividades realizadas antes, durante e depois das feiras. Essas feiras têm o objetivo de expor e vender produtos dos empreendimentos, grupos e oficinas, e possibilitam, além da comercialização, que os usuários da saúde mental, ocupem outros espaços, trabalhem sua autonomia e sua auto estima, o que entendemos como parte da psicoreabilitação e reinserção na sociedade.
Nesse sentido, a renda gerada pela venda de produtos nas feiras é apenas uma parte de um processo amplo que envolve a reinserção de pessoas com sofrimento psíquico em grupos sociais, a sua reintegração enquanto sujeito gerador de coisas e valores, e a sua interação com diversos grupos, pessoas e situações – seja na confecção de um produto artesanal, na relação interna do grupo, na divisão de tarefas para a organização da feira ou na venda de produtos nas feiras.
A Rede iniciou suas Feiras em 2009 na Escola de Enfermagem da USP e realiza Feiras no Parque Mário Covas – Av. Paulista, desde de 2011. Com experiência na organização coletiva das feiras, que é feita pelos membros da Comissão Executiva da Rede composta por 2 pessoas de cada Redinha regional, as feiras são realizadas com parceiros ligados à área da saúde, da economia solidária e da cultura.
Até dezembro de 2016 a Rede de Saúde Mental e Ecosol realizou de 16 feiras nos Parques Mário Covas, Parque do Cordeiro e Parque Severo Gomes, beneficiando entre 20 e 60 empreendimentos e projetos, e entre 100 e 300 participantes, por feira, totalizando 560 empreendimentos e projetos e 2800 participantes ao longo de 2016.
Para ver mais fotos, acesse: https://www.flickr.com/photos/saudeecosol/albums
Comentários