IV Congresso Brasileiro de Saúde Mental com o tema Navegando pelos rios da Saúde Mental da Amazônia: Diversidades culturais, saberes e fazeres do Brasil” Pretende conhecer as diversidades culturais que traz no seu conteúdo o contexto de culturas plurais , regionalizadas, mas que se encadeia e contribui com a diversidade no campo da saúde mental no cenário nacional e internacional. Com uma visão sobre os saberes populares construídos pelos povos da Amazônia e do Brasil e sua articulação com o saber científico possibilitando ações mais criativas no âmbito da Saúde mental. Discutindo práticas e buscando aproximações de ações intersetoriais, propomos um encontro entre os diversos atores sociais, pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação, gestores, trabalhadores, usuários e familiares – para maturidade da produção científica na área Saúde Mental , incentivando o emponderamente dos atores sociais em sua luta política frente à necessidade de se definirem novos rumos para a saúde mental, de modo a fortalecer as práticas da rede dentro do Sistema Único de Saúde e na articulação intersetorial.

Um dos Eixos que o IV Congresso irá impulsiorar è o Eixo 12 – Economia criativa, Economia Solidária e Saúde Mental

A Economia Criativa se baseia no adensamento dos setores que têm a criatividade humana como seu principal insumo, neste sentido encontra-se com a Economia Solidária e a Reforma Psiquiátrica com uma aproximação cooperativa inevitável. Nascem de matrizes pouco comuns, mas aproximam-se no processo de inclusão de pessoas que estão fora do mercado de trabalho formal, de busca de uma sociedade mais generosa, mais sustentável, mais inclusiva, mais solidária.

Inscreva seu trabalho e compartilhe reflexões e práticas de projetos, oficinas e empreendimentos que promovem a Inclusão Social pela Cultura e Trabalho!! Data limite para envio de trabalhos: 30 de abril de 2014 – Clique Aqui

Veja as Confirmações Internacionais do IV Congresso Brasileiro de Saúde Mental – Clique Aqui