Durante o I Encontro Nacional da RAPS a discussão sobre o Cooperativismo Social e a Economia Solidária estarão presentes numa Mesa e também com um curso, com a presença do Franco Rotelli, Presidente da Commissione Sanità e politiche sociali Consiglio Regionale del Friuli Venezia Giulia Itália. Será um curso bem interessante, pois será contextualizado os conceitos, história e desafios do cooperativismo brasileiro fazendo uma reflexão junto a experiência triestina/ Itália.

As inscrições para Cursos vão 01 de dezembro (domingo).

Curso Saúde Mental, Economia Solidária e Cooperativismo Social

Horário:

04/12 de 9h a 12h

05/12 de 17h a 20h

Ministrantes:

Franco Rotelli, Presidente da Commissione Sanità e politiche sociali Consiglio Regionale del Friuli Venezia Giulia Italia.

Fernando Kinker, Professor do Curso de Terapia Ocupacional da Unifesp – Campus Baixada Santista.

Leonardo Pinho, Coordenador Nacional de Cooperativismo Social – UNISOL Brasil, Diretor da Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME), Membro da Executiva da Rede Estadual de Saúde Mental e Economia Solidária do Estado de São Paulo .

Ana Luiza Aranha, Professora Associada do Departamento de Enfermagem Materno- Infantil e Psiquiátrica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo- EEUSP, Membro da Comissão Executiva da Rede de Economia Solidária do Estado de São Paulo e do O Bar BibiTantã.

Ementa: Apresentar e propiciar a reflexão sobre a questão do direito ao trabalho associado e autogerido, na perspectiva da economia solidária e do cooperativismo social, abordando marcos conceituais e estratégias operativas.

– Direito ao Trabalho Associado e Autogerido, rumo ao Cooperativismo Social: Conceitos, Proposições e Trajetórias do Cenário Brasileiro.

– Cooperativismo Social, Saúde Mental e a Pólis: a Experiência Triestina

Orientações para Inscrição nos Cursos 

1) As inscrições nos Cursos do I Encontro Nacional da RAPS são limitadas, e devem ser feitas necessariamente por meio do formulário: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=13659

2) As inscrições estão restritas a apenas um curso por participante, e sujeitas à lotação das salas. Não é permitida Inscrição em Duplicidade, caso aconteça a Inscrição será cancelada.

3) Após atingir o limite de Inscrições, o Curso deixará de ser opção.

4) Maiores informações sobre os Cursos, como resumos e identificações d@s ministrantes, podem ser encontradas no link http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/Cursos_com_Ementas.pdf

5)IMPORTANTE: Atente-se ao horário de Início do Curso, avalie se conseguirá chegar a tempo caso escolha  um curso que inicie na Quarta-Feira, dia 04 de Dezembro pela manhã.

6) Apenas serão consideradas as Inscrições em Cursos de participantes já inscritos no Encontro Nacional da RAPS. Se ainda não se inscreveu, utilize o formulário http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=13377

7) O Prazo final de Inscrições em Cursos é até Domingo, dia 01 de dezembro.

8) A divulgação da Lista de Confirmação de Inscritos em cada Curso acontecerá  na próxima Terça-Feira, dia 03 de dezembro, no site do Encontro: www.saude.gov.br/encontroraps