No marco do “Seminário UNISOL Brasil 2012 – Desenvolvimento Sustentável da Economia Solidária”, que acontece nos próximos 21 a 23 em São Bernardo do Campo, São Paulo, será realizado o I Encontro do Mercosul sobre Cooperativas Sociais. A iniciativa é da UNISOL Brasil, em parceria com a Reunião Especializada de Cooperativas do Mercosul (RECM) e o projeto ‘Promoção dos Movimentos Cooperativos do Cone Sul’ (PROCOOPSUR).


O I Encontro será realizado no dia 21, no Cenforpe Ruth Cardoso (Avenida Dom Jaime de Barros Câmara, 201, Planalto, São Bernardo do Campo, São Paulo) e será protagonizado por gestores públicos, assessores técnicos, empreendimentos econômicos solidários, cooperativas sociais e representantes do Mercosul. 

De acordo com Leonardo Pinho, da organização do I Encontro do Mercado Comum do Sul (Mercosul) sobre Cooperativas Sociais, o evento destacará quatro questões. 

“Em primeiro lugar, o evento é importante para nivelar os conceitos do que é cooperativismo social. O segundo ponto é que no Brasil as cooperativas são para pessoas em vulnerabilidade social, queremos ver as diferenças do cooperativismo no Mercosul. A terceira questão é discutir a criação de um programa de cooperativismo social no Mercosul e a quarta é ligada a políticas emancipatórias”, destacou. 

A programação do Encontro começa às 9h30, com uma discussão sobre os Desafios do Cooperativismo Social. O tema do painel será “Experiências de Construção de Políticas Públicas de Apoio ao Cooperativismo Social”. Os participantes brasileiros falarão sobre ‘A construção do Programa Nacional de Apoio ao Cooperativismo Social (PRONACOOP – Social)’ e os uruguaios sobre ‘As Políticas de Apoio e Incentivo ao Cooperativismo Social’. Às 10h30 grupos de trabalho se reunirão para pensar em ‘Ideias para a Construção de um Programa do Mercosul de Apoio ao Cooperativismo Social’. 

Pala tarde, às 14h, está previsto o Encontro da Red Del Sur. E às 16h, a Mesa ‘O Cooperativismo Social no Mercosul’, evento destacado por Leonardo como o momento mais relevante do Encontro. Em seguida, acontece a abertura solene do Seminário UNISOL Brasil 2012. 

Seminário UNISOL Brasil 2012 

Começa na próxima quarta (21) e segue até sexta o Seminário Nacional UNISOL Brasil 2012, com o tema “Desenvolvimento Sustentável da Economia Solidária Brasileira”. O evento, que é um dos principais da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (UNISOL Brasil) tem como finalidade fazer uma avaliação da última gestão e analisar projetos de interesse da Economia Solidária, da classe trabalhadora e da sociedade em geral. 

Atualmente, o Mercosul é constituído pela Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. 

Para mais informações, acesse: www.unisolbrasil.org.br

Fonte: Correio do Brasil em 20/11/2012