benedetto saracenoO Encontro Estadual de Saúde Mental de SP:  Efetivar a Desinstitucionalização: Desafios para a Reforma Psiquiátrica no Estado de São Paulo, organizado pelo GTAE (Secretaria Estadual de Saúde) foi um importante espaço para reafirmar o processo de desinstitucionalização vivido em nosso país. Mais de 800 pessoas se reuniram no auditório do Fecomércio a fim de ouvir as duas conferências proferidas pelo Dr. Benedetto Saraceno, Diretor de Saúde Mental e Abuso de Substâncias da OMS.

Durante sua exposição Saraceno não deixou dúvidas em sua visão acerca do tratamento na saúde mental, ao afirmar que hospital não pode ser o centro do sistema de atendimento em saúde mental. Acrescentou que a reorientação do modelo de atendimento provoca críticas por demandar formulações inovadoras e mais complexas.

Durante as duas conferências Saraceno reafirmou o processo da reforma psiquiátrica brasileira. Afirmando que: Fortalecer a Reforma Psíquiatrica brasileira é fortalecer a Organização Mundial de Saúde. Fazendo destaque a expansão da rede pública de saúde mental de base comunitária no Brasil como experiência de sucesso e de forte impacto social, que se fortalece por ter sido adotada pelo Sistema Único de Saúde.

Além das conferências em São Paulo, Saraceno esteve com o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão e participou de um Seminário em Recife, que contou com mais de 1000 pessoas vindas de diversos Estados da Região Nordeste do país.

Leia as matérias no Portal da Saúde (Ministério da Saúde):

Seminário Estadual da Rede de Atenção Psicossocial de São Paulo

Seminário de Saúde Mental do Nordeste