1 Qualquer

No dia 23 de maio (sábado) durante a I Feira de Saúde Mental e Economia Solidária será lançada a Moeda Social QUALQUER, resultado de um processo de discussões e propostas feitas pelos usuários e técnicos da Rede de Saúde Mental.

O processo de escolha do nome da Moeda demorou mais de dois meses, tendo sido propostas também os seguintes nomes: Zumbi, qualquer, saci, amor, afecto, lero, gentileza, trampo, troco, igualdade, sol, rei, imperador, moitará, saci, saciloko, biruta, moringa, triunfo, viasampa, treze, pinel, eclipse.

A escolha do nome foi realizado no último dia do Curso de Formação de Multiplicadores de Saúde Mental e Economia Solidária (EEUSP). A partir de uma dinâmica onde cada proposta de nome foi defendida apresentando seus argumentos,  no final do processo duas propostas ficaram: Tantã e Qualquer. E coletivamente foi decidido que o melhor nome para a Moeda Social da Rede de Saúde Mental e Economia Solidária é o QUALQUER.

QUALQUER é sempre utilizado como uma pessoa sem valor e invísivel socialmente.Nesse sentido, os usuários de saúde mental, como catadores, moradores em situação de rua, e demais segmentos sociais, onde a invisibilidade social e o preconceito são marcantes, são tratados com um QUALQUER. Viemos a partir da escolha do nome QUALQUER afirmar, que todas e todos os seres humanos tem VALOR e mereçem ter reconhecimento social, pelo que produzem e criam. Além disso, queremos afirmar que a construção de nossa Feira e de nossa REDE é feita de QUALQUER pessoa que queira construir uma sociedade solidária, justa e  sem moradores em manicômios.

MOEDAS QUALQUER

Venha participar de nossa I Feira de Saúde Mental e Economia Solidária e contribua na construção de nossa Moeda Social – QUALQUER. Consuma os produtos e serviços dos Projetos e Empreendimentos Solidários da Saúde Mental do Estado de São Paulo!